Quase todas as câmaras fotográficas têm incluído uma unidade de flash, no entanto, essas unidades têm características técnicas substancialmente diferentes.
A sua diferença fundamental
está no número guia, uma referência que nos indica o alcance máximo do flash,
em função de uma determinada abertura do diafragma e da sensibilidade ISO
usada.
O valor do número guia pode
ser representado pela seguinte formula:
NG= D x f
Onde
NG – número guia; D –
distancia entre a câmara e o motivo; f – a abertura usada.
O NG é sempre calculado tendo
por base um ISO 100.
Vejamos um exemplo:
Vamos supor que queremos iluminar um modelo
que se encontra a 5 mts da câmara, e que dispomos de um flash com um NG 20.
Neste caso, e fazendo uso da
fórmula, para sabermos qual a abertura a usar, teremos:
f=NG/D ou seja: f=20/5 o que nos daria um f4
Quer isto dizer que, usando
um flash com um NG 20, um ISO 100, e uma abertura f4, o nosso modelo a 5 mts da
câmara ficaria corretamente iluminado.
Se, por outro lado, quisermos
saber até que distância o nosso flash consegue uma iluminação correta, supondo
que a abertura máxima da nossa lente é de 2.8 (uma abertura já muito generosa e
não existente em todas as lentes), e o nosso flash tem um NG 20, teremos:
D=NG/f ou seja: D=20/2,8
o que nos dá aproximadamente 7,14 mts.
Normalmente os NG dos flashes
incorporados nas câmaras são muito pequenos (6 m (ISO 100) nas compactas e 12 m
(ISO 100) nas reflex), e, se quisermos cobrir maiores distâncias teremos que ir
para unidades de flash externas, onde poderemos ter, por exemplo, até NG 55 m a ISO 100.
A distância de cobertura do
flash pode ser aumentada de três formas: aumentar a abertura do diafragma (usar
um f mais baixo), para deixar entrar mais luz; aumentar a sensibilidade ISO,
para que a luz emitida pelo flash seja mais facilmente registada pelo sensor,
ou usar um flash com um NG mais alto.
A velocidade do obturador não
tem influência na distância iluminada pelo flash, pois a duração do disparo
deste é tão curta (1/1000 a 1/10.000 seg) que o tempo de exposição é sempre
maior.
No entanto, a variação da
velocidade do obturador vai ter efeito no registo da restante luz existente na
cena, clareando (velocidade mais lenta),ou escurecendo (velocidade mais
rápida),todo o ambiente que rodeia o modelo.
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